Skip to content

Como utilizar o API para aumentar a produtividade na empresa

A área de TI está cada vez mais assumindo um papel estratégico nas empresas. Se antes a sua principal função era apenas resolver questões operacionais e relacionadas à infraestrutura, hoje, está encarregada de responsabilidades cada vez maiores, a fim de melhorar o desempenho estratégico do negócio e de todas as outras áreas da empresa.

Sendo assim, os profissionais da área precisam estar cada vez mais atualizados em relação à tecnologia, para poder indicar quais são os melhores caminhos a seguir nessa jornada de melhoria de processos, auxiliando a empresa a cumprir seus objetivos e planos futuros.

Uma dessas tecnologias é a API, que está ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Nesse post, você entenderá como ela pode aumentar a produtividade da sua empresa. Confira:

O que é API?

API é a sigla para Interface de Programação de Aplicação, em português. Tecnicamente, podemos explicá-la como um conjunto de instruções, rotinas e padrões de programação, ou seja, regras para acessar um aplicativo que está na internet.

Tendo isso definido, é possível que qualquer aplicativo “aprenda” as instruções sobre outro aplicativo e interprete seus dados para utilizar em integrações com outras plataformas, tornando-as totalmente comunicáveis.

Na prática, ela é como se fosse uma ligação para que 2 aplicativos que estão baseados na nuvem possam conversar. Fazendo uma analogia, é como se os aplicativos fossem 2 cidades que estão separadas por um rio, e a API seria a ponte de ligação entre elas.

Porém, para que isso seja possível, as empresas que desenvolvem os aplicativos e softwares precisam liberar suas APIs para que desenvolvedores possam criar novos aplicativos para fazer essa comunicação.

Vantagens de utilizar APIs

Dentre as vantagens de trabalhar com as APIs, vamos apresentar algumas que são relevantes para qualquer negócio que está pensando no futuro:

1 – Poder de integração

Com APIs, é possível que softwares e aplicativos possam interagir entre si, de forma simplificada. Elas estão mudando a maneira de como as empresas acessam e compartilham informações, por meio de uma interface simples, porém completa e segura.

2 – Fortalecimento de parcerias

O mundo dos negócios está cada vez mais preocupado em adotar a tecnologia como base de seus produtos e serviços.

Tendo em vista esse cenário, APIs ajudam a gerar novas oportunidades de negócios por meio de parcerias, pois ela possibilita que os serviços dessas empresas se comuniquem e gerem mais valor para seus clientes.

3 – Customização dos serviços

APIs fornecem a possibilidade para que as empresas ofereçam serviços personalizados para seus clientes.

A partir da integração entre as aplicações, fica fácil acessar dados dos usuários que estão na rede. Com esses dados é possível traçar o perfil de cada usuário, conforme o seu consumo, e customizar a maneira como vai oferecer o serviço a ele.

4 – Otimização da gestão

Hoje, a gestão interna da empresa também pode contar com o apoio das APIs, que tem condições de fornecer relatórios e ferramentas com foco no gerenciamento de processos importantes para ajudar nas estratégias do negócio.

Além disso, ela fornece informações seguras por meio de uma base de dados consistente.

Como as APIs ajudam a aumentar a produtividade

Dentre as utilidades das APIs, merece destaque o seu apoio na gestão do negócio e o suporte relacionado a produtividade para a operação da empresa.

Hoje, é possível automatizar uma variedade de tarefas que são feitas operacionalmente, como, por exemplo, fazer atualizações, preencher planilhas, mudar atributos de clientes, etc.

Isso empodera não somente o negócio, mas também o colaborador — que antes era responsável por essas tarefas, e agora estará com seu tempo mais livre para auxiliar em atividades mais estratégicas, melhorando significativamente sua produtividade.

Ou seja, é possível cortar todas as atividades que não agregam valor nenhum ao desempenho dos colaboradores.

Além disso, é possível integrar os diversos sistemas que a empresa possui, facilitando a comunicação entre as áreas e seus processos, ajudando também no controle e monitoramento.

Agora que você já sabe como utilizar a API para aumentar a produtividade da sua empresa, leia o nosso post e entenda melhor sobre qual é o papel do profissional de TI na gestão da internet das coisas.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar