Skip to content

Que marca você quer deixar para a história?

Cada um de nós é protagonista da sua própria história. Claro que serão poucos que farão algo extraordinário como criar uma revolucionária linguagem de programação, por exemplo. Mas o que vale é se esforçar, levar a sério o crescimento de carreira e deixar um legado marcante.

Nas palavras do filósofo americano William James: “a melhor forma de viver a vida é investir em algo que ultrapasse sua própria duração”. Quer inspiração melhor do que essa?

Ela realmente faz refletir o que é necessário para plantar uma semente que frutifique por muitos anos. Mas aí a realidade bate à porta e nos faz pensar muito mais no hoje. Todos os planos para o futuro sempre são postergados.  

E você, o que tem feito para ser lembrado? Quer saber mais sobre como deixar sua marca na história? Continue lendo esse texto!

O que é legado, qual a sua importância e como ele ajuda no crescimento de carreira?

Um legado é tudo que alguém é capaz de deixar para as próximas gerações, como ela será lembrada e o que foi capaz de transformar. Pode ser desde a maneira como sua avó preparava o café da manhã (e que você faz igual até hoje) até os aprendizados com um professor da faculdade.

O legado também tem a ver com o crescimento da sua carreira. Imagine que você criou uma metodologia de trabalho inovadora e que foi adotada por várias pessoas no departamento. Mesmo que você saia dessa empresa esse conhecimento continuará sendo replicado! E será um case pessoal  que ajudará em outros trabalhos.

Algumas pessoas acreditam que, para deixar seu nome na história, é necessário ter feito muito, como inventado algo extraordinário, ser rico ou um herói. Grande engano: como sua manhã começaria sem sua avó? E o trabalho desnecessário dos seus colegas sem sua metodologia?

E, mesmo se você tiver dificuldades e passar por provações no decorrer da jornada, mantendo-se firme e forte, a maneira como lidou com as adversidades também será o seu legado. Da mesma maneira que ser um profissional comprometido deixará uma marca que contribuirá para o crescimento de carreira.

Mas se, em vez de  praticar a resiliência, você sempre tiver uma postura forte e até arrogante com a família, os amigos e no trabalho, sua marca será negativa e todos farão questão de esquecer.  

Assim, pense em uma trajetória que ajudará outras pessoas e será capaz de transformar (nem que seja uma pequena parte) a vida delas.

Viu como não precisa ser um gênio para deixar um legado? Ele é fruto da sua vivência e experiência, algo que se manterá por muitos anos.

[Acesse nosso post: A transformação cultural como motor da necessária revolução nas empresas] 

Quais são os benefícios?

Deixar uma contribuição na história de quem está a sua volta não é apenas uma questão de honra, de ser lembrado por muito tempo. É ter uma razão para viver, um  propósito, levantar todos os dias com uma meta a ser cumprida: deixar uma mensagem que seja replicada e dure por muito tempo.

Pode até parecer uma ideia batida de livros de autoajuda. Mas não tenha um pensamento simplista como esse. Conheça, abaixo, 3 vantagens:

  1. Simplifica e direciona o cotidiano: Você sabe exatamente o que quer e como conquistar. Isso torna a vida mais simples, já que você não perderá tempo com ações que não darão em nada;
  2. Estimula a viver melhor: Ter planos entusiasma, aumentando a motivação. Você descobre as razões das suas conquistas e se sente estimulado a ter novas experiências que agregam qualidade de vida;
  3. Orienta para o futuro: Criar um legado para que as pessoas se recordem de você, faz parte da sua trajetória. Entretanto, mais importante do que falarão ou pensarão a seu respeito é a pessoa em quem você se transformou.

Como ser protagonista da própria história e construir um legado?

Já falamos sobre o que é, a importância e os benefícios de se criar um legado. Agora você deve estar se perguntando: como colocar tudo isso em prática e transformar palavras em ações?

O primeiro aprendizado é simples e direto: experiências de vida que se transformem em história não são construídas de uma hora para outra. Como o próprio conceito sugere , elas são formadas dia após dia, durante semanas e anos.

E pensando no tempos corridos e turbulentos que vivemos, fica ainda mais difícil ter um foco de tão longo prazo. Mas te ajudamos nesse desafio! Confira 5 dicas:   

1- Faça e conserve amizades
O homem é um ser que precisa do contato para compartilhar ideais e sentimentos. Quem não tem amigos torna-se depressivo, apático e não evolui como ser humano. A troca proporcionada pela amizade leva ao crescimento de carreira e pessoal.

Os amigos o ajudarão a formar um repertório diversificado de experiências. Elas o levarão a construir novos conceitos que contribuirão na missão de formar sua própria história. Isso sem dizer que essas pessoas vão se encarregar de propagar suas ideias.  

2- Invista no autoconhecimento
Como você será capaz de influenciar outras pessoas se não conhece a si mesmo? Seja capaz de se ouvir e se olhar. Quem é você? O que deseja? Tenha essas respostas muito bem desenhadas. Ajudará no processo.

3- Seja influente
Isso não quer dizer ser popular nas redes sociais. É diferente. Você tem sempre a chance de influenciar todos ao seu redor, sendo a diferença para essas pessoas. Não seja indiferente aos problemas, estenda a mão e ofereça ajuda(seja no campo pessoal ou profissional). Vá além de promover seu nome, cause impacto pelas razões certas!  

Já percebeu como tanta gente que foi rica e importante hoje não tem mais nada? A fama é efêmera, passa logo.

4- Leia e assista filmes
Nada melhor que buscar o conhecimento ‘na fonte’. Isso significa ler livros, assistir a filmes e documentários sobre a vida de pessoas que tiveram os mesmos ideais que os seus. Sejam líderes políticos, religiosos, tecnológicos, empresariais ou mesmo militares, absorva suas estratégias e utilize-as para inspirar a construção sua própria história.

5- Inspire-se no trabalho
Quem disse que o ambiente corporativo não ajuda a definir a marca que você quer deixar na história? Quando se trabalha em uma empresa que tenha um culture code que leva à inovação fica muito mais fácil fazer a diferença.

O que te faz querer ser melhor? Em um ambiente que proporciona autonomia, desafios diários e horizontalidade nas relações tudo é diferente. O crescimento de carreira acontece naturalmente, já que o legado é formado em tempo real!

[Leia nosso post sobre o sucesso de times que trabalham integrados]

A vida é movida a desafios que levam a que você seja, cada vez mais, uma pessoa melhor e mais forte. Crie relacionamentos, capacite-se , tenha novas ideias e deixe seu nome na história.

Quer conhecer, na prática, quem já está criando o seu legado? Conheça aqui a trajetória do Líverton Oliveira!

Back To Top
Buscar