Skip to content
desafios das startups de tecnologia

Quais são os principais desafios das startups de tecnologia no Brasil?

A maior parte dos desafios enfrentados pelas startups de tecnologia no Brasil tem uma origem em comum: estarem emergindo em um ambiente econômico em que as mudanças estruturais, tão urgentes, ainda não estão nem perto de terem sido realizadas.

A ausência de reformas de viés político, de cunho fiscal, a procrastinada reforma previdenciária e o baixo nível de investimento afeta a competitividade de todos os setores, mas é especialmente prejudicial às startups de tecnologia, sobretudo, pela fragilidade e novidade desse modelo de negócio.

Em síntese, os maiores obstáculos que se impõem à frente das startups no Brasil são a falta de pessoal qualificado e a burocracia que tanto engessa os processos.

Mas isso não é tudo. Acompanhe os tópicos seguintes e conheça os desafios mais expressivos enfrentados pelas startups de tecnologia no Brasil!

Burocracia e custos no Brasil

Montar uma empresa no Brasil, arcar com toda a carga tributária e lidar com a legislação, quer seja trabalhista ou não, é um esforço considerável.

Atualmente, a cobrança de impostos é extremamente focada em faturamento e não em lucro, e foi estruturada em um contexto de sonegação muito maior do que se pode verificar.

E o pior de tudo é que a legislação trabalhista também é extremamente ultrapassada, condizente com a realidade de Getúlio Vargas, mas nem um pouco compatível com as necessidades atuais.

Juros altos

Uma maneira ainda comum de obter o financiamento é a contração de dívidas, seja como pessoa física ou como pessoa jurídica.

E essa união entre demora, burocracia e juros altos no Brasil faz com que a taxa de mortalidade das startups de tecnologia, que se valem dessa forma de financiamento, seja desnecessariamente alta.

Penalização do erro

Um empresário que abre falência, ainda que não tenha cometido nenhum tipo de fraude, fica cinco anos sem poder fazer negócio e ainda pode ser condenado por apropriação indébita.

Sendo assim, em vez de utilizar a experiência desse indivíduo, agregando-o ao mercado, aumentando assim as possibilidades de sucesso da próxima startup, o empreendedor é descartado como alguém sem serventia alguma.

Ciclo de capital de risco deficiente

Quando se pensa em ciclo, entende-se como sendo um processo periódico com um padrão de repetição. Se tratando de ciclo de capital de risco, seriam necessários fundos de crescimento e, sobretudo, opções que pudessem ser consideradas em eventuais emergências.

Atualmente, o mercado de capitais não é uma dessas alternativas, e as aquisições estratégicas de empresas locais de mesmo nicho também não têm ocorrido. Sem essa regularidade, fica muito complicado dimensionar o preço desse tipo de ativo e o volume de investimento acaba sendo prejudicado.

Falta de pessoal qualificado

Infelizmente, o Brasil apresenta uma deficiência muito grande em mão de obra qualificada. Com isso, além de sofrer com a busca por profissionais competentes, muitas startups de tecnologia acabam comprometendo a qualidade de seus serviços.

Todavia, quando não se tem a habilidade necessária para desenvolver a tecnologia, por exemplo, quando existe uma boa ideia, mas não se tem expertise para desenvolver o produto, a metodologia da FCamara de High Performance Team pode ser a solução. Não está convencido? Confira este post sobre o assunto e tire suas dúvidas!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar