Skip to content

O valor de um profissional interdisciplinar

Um profissional cria novas maneiras para realizar atividades, uma empresa cresce a base de inovação, desenvolvendo alguma coisa que ainda não exista, criando algo com significado para as pessoas.

Num mercado onde a maioria das empresas deseja inovar e não ser engolida pela transformação digital, é necessário ter pessoas talentosas em seus times, além disso, é necessário pessoas que consigam ver possibilidades além das evidentes no momento, pessoas capazes de quebrar paradigmas.

O engraçado é que, a maioria dos profissionais são formados dentro de um modelo clássico que tem como objetivo o aperfeiçoamento da pessoa dentro da sua função na empresa, em outras palavras, ele aprende e cresce em um único assunto.

A tradicional cultura de profissionais especialistas nas empresas

Quando comecei a trabalhar como designer tive meu primeiro plano de carreira, esses planos são feitos para estabelecer metas e objetivos para um profissional desenvolver sua carreira dentro da empresa.
A maioria das empresas cria o plano de seus funcionários voltados para especialização dele dentro da função que ele exerce no dia a dia da empresa, ou seja, ele se especializa na sua função e nada mais que isso.
Em determinado ponto a empresa vai estar em um cenário onde as suas soluções não são inovadoras, porque os profissionais só vão transitar entre os mesmos caminhos, conhecimentos e técnicas que possuem para superar os obstáculos que venham a surgir.

Comigo não foi diferente, meu primeiro plano de carreira, foi feito visando o aperfeiçoamento de minha técnica e conhecimento nos assuntos que a empresa utilizava em seus projetos e em minha função.
Esse modelo tradicional forma profissionais especialistas em suas funções, algo muito bom por sinal, mas o ponto negativo é que os profissionais conhecem muito em relação a um único tipo assunto e/ou conhecimento e deixam de aprender sobre coisas além da sua função.

No meu caso a experiência foi muito ruim, me especializei na minha função, na tecnologia que usava no dia a dia e não procurei aumentar meu leque de conhecimentos por acreditar que o que eu fazia e conhecia era o suficiente. Até que um dia meu chefe na época me deu um feedback dizendo que não seria bom para mim nem para ele me dar um aumento, sua justificativa era que eu não faria nada além do que eu já realizava na empresa, sendo assim um aumento era injustificável, ele até me aconselhou mudar de emprego para “conhecer coisas novas”.

Realmente, naquele momento eu era um “lutador de um golpe só”, depois desse feedback caiu a ficha e vi que precisava mudar se eu quisesse ir além de onde eu já tinha chegado na minha carreira, precisava aprender coisas novas e aumentar meu campo de atuação.

Não seja um lutador de um golpe só!

profissional de ti

Para mudar meu status eu segui o conselho do meu antigo chefe e mudei de emprego, nesse novo desafio eu entrei em contato com vários conhecimentos diferentes que depois de um período de adaptação eu utilizava no meu dia a dia, aprendi que isso era coisa de profissional interdisciplinar.
Profissionais interdisciplinares tem uma característica em comum, eles conseguem somar conhecimentos de diversas disciplinas e fontes diferentes para criar uma nova solução ou ultrapassar um obstáculo.

Mas o que isso quer dizer na prática?

Para explicar isso, peço que você imagine o cenário de uma startup iniciando sua jornada, geralmente essas empresas possuem um número pequeno de colaboradores, e por sua vez estes colaboradores são responsáveis por vários assuntos na empresa. Sendo assim, o profissional vai conhecendo um pouco da função do outro, seus conhecimentos não ficam restritos apenas aquilo que ele foi contratado para executar, ele flutua sobre uma gama de assuntos.

Em certo ponto, o profissional se vê em frente a um obstáculo em uma de suas atividades que requerem que ele tome uma atitude diferente das tomadas anteriormente, ele se vê sem outra opção, senão imaginar uma nova maneira para solucionar determinada questão. Ele une pontos dos diversos assuntos que aprendeu e cria uma solução para o problema que precisa resolver. A sacada é perceber que ele só conseguiu resolver esse problema porque flutua sobre outras áreas além da sua e tem conhecimentos além dos necessários para executar sua função na empresa, caso contrário, ele só seria capaz de propor soluções dentro da “mesmice”, seria mais um “lutador de um golpe só”. O novo nesse aspecto, é o resultado da soma de conhecimentos variados na criação de uma solução.

Profissionais multidisciplinares VS profissionais interdisciplinares

Para explicarmos a diferença entre profissionais multidisciplinares e interdisciplinares temos que entender primeiro a diferença entre esses conhecimentos.

Conhecimento multidisciplinar:

Temos como exemplo o conhecimento que obtemos na escola, existem várias matérias diferentes que não se relacionam em um objetivo em comum.

Conhecimento interdisciplinar:

É o conhecimento sobre diversas disciplinas onde há a relação entre eles na busca por solucionar um problema.

Exemplificando a diferença entre eles, peço novamente que imagine o cenário do profissional de uma startup descrito acima. No momento que um novo obstáculo surgisse, seria simples identificar a diferença entre um profissional multidisciplinar e um interdisciplinar. O profissional multidisciplinar usaria uma das disciplinas que domina para ultrapassar o novo obstáculo, ele não uniria conhecimentos de disciplinas diferentes, no final das contas ele só estaria usando uma abordagem diferente mas já conhecida para resolver seu problema. Já o profissional interdisciplinar, realizaria a soma de seus conhecimentos em disciplinas diferentes para criar uma solução que fosse adequada para resolver seu problema.

Em resumo, o profissional multidisciplinar não relaciona seus conhecimentos, para ele é mais uma questão de possuir um conhecimento eclético, um conhecimento linear que não é relacionado a seus outros conhecimentos. Já o profissional interdisciplinar, soma seus conhecimentos sobre diversos assuntos e disciplinas para criar algo que tenha valor.

As vantagens de um profissional interdisciplinar

A experiência do usuário é um dos pilares atrelados ao sucesso de grandes produtos e serviços, estes, por sua vez, tem como missão criar novas formas de solucionar problemas enfrentados por seus clientes, para assim, estabelecerem-se no mercado. Para isso, as empresas precisam que as pessoas envolvidas nesses processos possuam um conhecimento mais abrangente do todo.

No HashTrack optamos pela quebra do modelo tradicional de formação e cultura, nós temos times pequenos de pessoas talentosas, ao invés de ter times grandes e burocráticos para atuar em nossas demandas.
Para estes times serem formados, é necessário que seus integrantes consigam desempenhar mais de uma função no projeto, e isto só é possível quando os mesmos são profissionais interdisciplinares.

Falando novamente sobre a experiência no HashTrack, o time é composto por oito profissionais interdisciplinares, sendo responsáveis pelas áreas de vendas, marketing, produto e design, onde no meu caso, atuo desde a concepção do layout do produto até as estratégias de marketing e vendas.
Quer dizer que todos tem a mesma função em todas as áreas? Não, quer dizer que possuímos conhecimentos de um todo.

Profissionais interdisciplinares geralmente possuem certas características em comum, são elas:
  • São curiosos: possuem desejo de aprender sobre coisas diversas.
  • São proativos: procuram se antecipar em relação a necessidades e problemas que possam vir a surgir.
  • São ambiciosos: são aqueles que querem fazer mais e melhor e sabem que ser um profissional interdisciplinar pode ajudar eles nisso.
  • São autodidatas: são aqueles que aprendem sozinhos por meio da realização de uma atividade.

Conclusão

Ser um profissional interdisciplinar me deu uma vantagem competitiva interessante em comparação a outros profissionais da área, a capacidade de criar soluções com a soma de diversos conhecimentos e disciplinas, eleva a minha performance.

Para o time, é extremamente importante contar com profissionais interdisciplinares, um time assim é capaz de muitas coisas, entre elas, ter um poder de reação rápido e inovador à novos obstáculos.

Para a empresa, um time interdisciplinar agrega valor ao produto ou serviço que ela produz, assim é de de interesse da mesma, valorizar profissionais deste tipo e propor um ambiente que ajude em sua formação.
Portanto, fica claro a importância de ser um profissional interdisciplinar caso você queira destacar e obter melhores resultados para você o e sua empresa.

Se você não se considera um profissional interdisciplinar, tente ser mais curioso, proativo, ambicioso e autodidata, engaje-se além da sua zona de conforto! Avalie se seus resultados e performance irão aumentar, acredito que terá uma surpresa positiva!

Eu me chamo Albert Cavalcante, sou Head of Design aqui na FCamara e espero que você tenha gostado deste post.

Até a próxima.

Back To Top
Buscar