Skip to content

O Super TOS

Seja um supervisor de pátio, um operador de empilhadeira, ou qualquer pessoa que tenha contato diário com a operação de um terminal portuário, você para pra pensar que o seu dia a dia poderia ser mais fácil e mais eficaz. Ou seja, tudo mais simples.

A empresa alinha sua infraestrutura com ativos de ponta, mas o seu sistema não consegue atingir metas de operação que ocasiona subutilização de hora/máquina, hora/homem e por assim dizer, todo o tempo que o resto do seu pátio está esperando aquela operação se encaixar no cronograma sempre retrabalhado.

Pessoas chave, que possuem expertise nas operações que ocorrem dentro de um terminal portuário, logo pensam numa solução sistêmica: precisamos de um super TOS.

A solução da vez: TOS

Estamos em momento de transformação digital. As empresas, independente do tamanho, agora tem um viés de inovação. Ter apenas uma única plataforma para apoiar os sistemas da empresa pode significar estar preso a perfis, a alta demanda desses profissionais e, nesse contexto, realmente estará.

O objetivo aqui não é dizer quem é este super TOS, mas sim mostrar que uma boa parceria, com empresas que atuam em algumas especificidades da legislação, processo ou infraestrutura, podem transformar seu TOS, desenvolvido em casa, aos trancos e barrancos, em algo super.

Superar as expectativas, desmistificar a latência da sua infraestrutura antiga, buscando alternativas que possam escalar seu sistema, acompanhando o crescimento da sua empresa, pode ser uma das soluções que integram com sua plataforma.

Parceiro técnico

O último projeto de integração que participei, a expectativa era de uma customização elevada, dentro e fora da plataforma deste TOS. Este TOS permite que haja códigos sendo executados como forma de API, extraindo e inserindo informações em sua base de dados.

Este é um aspecto que ajuda muito na customização de sistemas fechados. Mas aí está o desafio de se implantar uma plataforma que roda fora do Brasil, a empresa pensa que está comprando um sistema que vai atender 99% das necessidades que precisa.

Nessa revolução toda, com novo TOS pronto para ser destrinchado, vamos levantando os requisitos e: customizamos mais de 80% para se adequar as linhas de processo brasileira e viramos case de empresa que mais customizou este TOS, mundialmente utilizado.

Olhando o cenário geral, temos um TOS que bateu recordes de operação quando entrou em produção. Ponto positivo!

Mas o que está por trás das cortinas, no set de desenvolvimento, nas valsas dançadas entre os líderes, arquitetos, desenvolvedores e diretores, tanto dos parceiros quanto da contratada?

“A resposta é simples: Muita dedicação!”

O mindset do parceiro que você contrata tem que ser de sucesso ao cliente, tem que ser de liberdade. Você escolhe se quer outro parceiro. Não se amarre!

Claro que nós, que amamos ser consultores e parceiros, queremos o sucesso do cliente, o nosso sucesso e o reconhecimento mantendo-se também no momento de on going.

Porque treinar uma equipe, mostrando o trabalho realizado e preparando-os para manter a excelência no atendimento, é algo gratificante.

Com a experiência de quem liderou equipes que esbarraram nas leis aduaneiras, visando atender atos declaratórios com auditoria, não tem bala de prata no setor. Todos precisam estudar o negócio, estabelecer as linhas do processo no setor aduaneiro, porque super TOS, estando no Brasil, é olhar para as integrações possíveis e determinar qual tecnologia se emprega melhor naquele cenário.

Nós, da FCamara, temos as competências necessárias para desenvolver projetos de grande porte, inclusive customizações de sistemas TOS. Pode contar com a gente!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar