Categorias me nu
X

categorias

X
Sistemas conversacionais: o que são e como eles funcionam?
Home / Categorias / Gestão e Negócios

Sistemas conversacionais: o que são e como eles funcionam?

por FCamara | 23 de março de 2017 | Gestão e Negócios

A tecnologia tem cada vez mais provado o quão significativa pode ser para as nossas vidas. Hoje, é difícil imaginar uma atividade em que algum recurso tecnológico não seja capaz de nos auxiliar.

Neste contexto de inovações, um conceito que vem se destacando nas empresas e muita gente já utilizou, e nem se deu conta, são os chamados sistemas conversacionais.

Você sabe o que são esses sistemas e como eles funcionam? Não? Então este post é para você! Continue lendo e descubra um pouco mais sobre essa incrível ferramenta. Acompanhe!

Afinal, o que são os sistemas conversacionais?

Esse conceito nada mais é que a utilização de interfaces de comunicação com capacidade de interagir com o usuário, tanto por frases escritas quanto oralmente, de modo que eles possam entender e também nos dar comandos.

Em outras palavras, os sistemas conversacionais são aqueles “bots” interativos que nos respondem em uma chamada ao suporte da operadora de cartão, lojas online e bancos, por exemplo.

Como eles funcionam?

Atualmente eles funcionam de forma integrada a famosos aplicativos de comunicação, como o Facebook Messenger, e também aos sistemas de comandos de voz, como a Siri (da Apple) e o Google Now.

O sistema auxilia na resolução de dúvidas do usuário e, em muitos casos, pode até substituir a interação com um humano. Atualmente eles já podem pesquisar na internet, fazer reservas em seu nome, dar opiniões médicas, fornecer informações de tempo, clima etc. Tudo por meio de comandos simples dados pelo usuário.

Quais ferramentas podem ser beneficiadas pelo seu uso?

A proposta desses sistemas é promover uma maior agilidade nas demandas de atendimento, tornado-os mais rápidos, cômodos e intuitivos para o usuário. Além disso, podem se tornar verdadeiros empregados das empresas, sendo extremamente úteis em demandas, como:

Atendimento

Os sistemas podem fazer a abordagem inicial do usuário, fornecendo as opções possíveis para a resolução das suas demandas, conduzindo por diversos caminhos até chegar no que for mais interessante.

Um grande exemplo são os sistemas de bancos, como o Banco Original, que utiliza o Facebook Messenger como um chatbot capaz de responder às principais dúvidas do cliente.

Tudo isso evita que o usuário passe muito tempo aguardando atendimento e fique com um má impressão a respeito da empresa.

Marketing

O marketing também pode ser otimizado por meio de sistemas conversacionais. Por meio de chatbots é possível interagir com o usuário de maneira mais personalizada, analisando e coletando informações importantes para as estratégias de marketing etc.

Para se ter noção do potencial desses sistemas, no ano de 2015, segundo dados da Emarketer, 1,4 bilhão de pessoas interagiram com um chatbots.

Vendas

Os sistemas podem comunicar-se com o cliente, de modo a identificar a sua necessidade de compra, fornecer opções e conduzi-lo da melhor maneira para finalizar a compra.

Essa é uma modalidade de vendas bem comum no caso das operadoras de telefonia móvel. Muitas delas já se valem de plataformas conversacionais para vender planos de dados e outros serviços, tudo de maneira automatizada por chatbots.

Navegação

Uma interface intuitiva e interativa é tudo que se precisa na hora de utilizar serviços de navegação. Os sistemas podem auxiliar significativamente essa tarefa, deixando-a mais simples e segura, principalmente para os motoristas.

Com a capacidade de responder a comandos de voz e também de passar instruções oralmente, fica muito mais fácil interagir com o software do que se fossemos utilizar as mãos, por exemplo.

Por fim, a tecnologia tem sido uma alternativa cada vez mais utilizada pelos negócios, na hora de otimizar determinadas tarefas. Os sistemas conversacionais são prova disso: tornando a rotina mais inovadora para a empresa e mais eficiente para o cliente.

Gostou do nosso post? Quer saber mais? Deixe seu comentário abaixo com as suas dúvidas e impressões! Será um prazer interagir com você!

Comentários

inscreva-se

Fique por dentro das últimas notícias e novidades do Grupo FCamara e do nosso time #SANGUELARANJA