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Metodologia OKR: o que é e como aplicar?
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Metodologia OKR: o que é e como aplicar?

por FCamara | 4 de maio de 2017 | Transformação Digital

Você sabe o que Google, Intel, Twitter e diversas outras empresas do Vale do Sílicio têm em comum? Todas elas usam a metodologia OKR na sua gestão!

O que é metodologia OKR?

OKR significa Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves). Essa é uma metodologia usada por diversas empresas para definir metas e objetivos de forma clara e objetiva. Por esse framework, define-se aquilo que será feito e de que modo os resultados serão medidos, criando mais engajamento entre todos os membros da empresa e facilitando o acompanhamento dos resultados da empresa.

A grande inovação trazida pela metodologia OKR se dá pela integração e mobilização das equipes em prol do alcance de metas ambiciosas, porém factíveis. Com base na definição dos objetivos mais importantes para o negócio, aplicam-se indicadores-chave (key-results) para mensurar o status dessas conquistas. É uma metodologia que se fundamenta no envolvimento de todos os níveis da organização.

Acompanhe os tópicos seguintes e saiba como aplicar a metodologia OKR em seu negócio!

 

Passo 1: Determinar os objetivos da organização

Ao adotar a metodologia OKR você deve entender que boas metas seguem a seguinte estrutura:

Eu vou (Objetivo) medido por (Key Result).

Metas que seguem essa estrutura são claras e objetivas. Elas te permitem criar diferentes formas de chegar no objetivo esperado e medir como você chegou nele.

Sendo assim, o primeiro passo para usar essa metodologia na sua empresa é você definir os objetivos macros da empresa. Normalmente os objetivos são definidos de forma mais qualitativa, aspiracional e motivadora.

 

Passo 2: Criar os resultados-chave para os objetivos

Agora que você definiu seus objetivos, o próximo passo é definir quais as métricas e formas que você irá usar para atingir esses objetivos, estas ser]ao suas key results e o que fazem sua estratégia única.

Bons resultados chaves são mensuráveis  e quantitativos, com critérios de sucesso que indicam o progresso de cada resultado e, consequentemente, dos seus objetivos.

Cada segmento possui seus critérios de sucesso, por exemplo, uma empresa de telefonia deve reduzir as reclamações no fornecimento dos seus serviços, uma metalúrgica precisa minimizar as perdas no processo de fabricação das peças, um restaurante deve focar na redução das taxas de desperdício de alimentos, e assim por diante.

É importante também ter em mente que os OKRs anuais não devem ser muitos e precisam estar alinhados para o “aonde” a empresa deseja chegar e não “como” aquilo deve ser alcançado.

Por outro lado, os OKRs de controle trimestral também devem fazer parte do monitoramento. Por meio deles, é possível melhor detalhar aquilo que deve ser realizado, já que a precisão é bem melhor do que se comparado ao OKR anual.

 

Exemplo de OKR

Vamos usar um exemplo prático para ficar mais claro. Imagine que você tem um e-commerce e vai usar a metodologia na sua empresa, você poderia ter a seguinte forma de objetivo e resultados-chave:

Objetivo: Ser o e-commerce com clientes mais satisfeitos do Brasil

Resultados Chave:

  • Atingir um Net Promoter Score de 82
  • Reduzir o abandono de carrinho de compra em 30%
  • Aumentar as visitas no site para 5,3/mês
  • Aumentar o engajamento nas publicações das redes sociais em 50% (curtidas, compartilhamentos e comentários)

 

Nesse exemplo você pode perceber que seus resultados chaves definem o que é o “cliente mais satisfeito do Brasil” e são únicos para sua empresa.

Ficou claro? Agora podemos continuar com os próximos passos!

Passo 3: Mensurar os indicadores

A aferição dos indicadores da metodologia OKR considera os extremos 0 e 1. O ponto almejado (sweet spot) costuma estar situado entre 0,6 e 0,7, devendo esse ser o foco até o término do período estipulado.

Se esse alvo for atingido, entende-se que os objetivos foram alcançados. Mas se os indicadores forem alcançados com facilidade, é preciso realizar uma reavaliação dos OKRs o mais rápido possível.

Com objetivos suficientemente claros, se torna mais simples diagnosticar a saúde do negócio e, com isso, todos os envolvidos sabem se estão longe ou não daquilo que foi planejado e estabelecido.

Passo 4: Acompanhar os avanços

É preciso acompanhar de perto a evolução dos OKRs, afinal, eles não serão alcançados por si só. Somente com o devido monitoramento os resultados poderão ser percebidos.

Uma boa prática é verificar os status a cada semana, pois assim é possível identificar as dificuldades e corrigir as ações para assegurar o sucesso da empresa no período definido. Somente depois que a metodologia OKR se tornar parte da cultura da empresa é possível promover avaliações em periodicidades maiores, como a cada 15 dias ou mensalmente.

É necessário buscar nessas análises se os resultados estão promovendo o desenvolvimento da organização, se existe valor agregado ao negócio e se são coerentes e motivadores.

okr

Cultura de alta performance e melhores resultados

Usando essa forma de operacionalizar suas estratégias você garante que todo o time, independente do seu tamanho, trabalhará para atingir os objetivos da empresa, além de ter processos de validação mais rápidos, lhe dando a oportunidade de identificar e corrigir erros de forma muito eficiente.

Os benefícios de adotar esse metodologia são diversos, você melhora os processos e consegue tomar decisões muito mais assertivas, além de melhorar o acompanhamento das metas da empresa, tendo mais facilidade para identificar problemas e pontos de melhoria com muito mais antecedência.

Agora que já sabe o que é a metodologia OKR e como implementá-la, que tal aplicar na sua organização? Você pode usar o Get OKR, software de criação e gerenciamento de OKR para empresas que deixa esse processo muito mais simples!

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