Skip to content

Inovação nas grandes empresas: entenda a importância

A inovação pode ser entendida como a capacidade de explorar, de forma bem-sucedida, uma nova ideia. Nas grandes empresas, a inovação pode ser tecnológica e referente aos produtos e processos, mas também a novos modelos de negócio e métodos organizacionais.

Por que grandes empresas devem investir em inovação?

Em uma grande empresa, uma cultura de inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos ou aos processos, proporcionando uma diferencial de mercado, ainda que por um tempo limitado.

As vantagens competitivas adquiridas favorecem o posicionamento de mercado em médio e longo prazo, permitindo mais estabilidade e continuidade por parte da companhia.

Ao investir em inovação, a empresa garante não apenas diferenciais relacionados aos produtos e processos internos, mas ela também pode se relacionar com a exploração de novos mercados, implantação de um novo modelo gerencial, entre outras mudanças que permitem vantagens, como:

  • aumento de faturamento;
  • melhora nas margens de lucro;
  • inserção em novos mercados;
  • economia na mão de obra e/ou matéria-prima;
  • destaque no mercado no qual atua.

Mas para obter tais benefícios é necessário e imprescindível preparar a empresa de forma adequada, com organização nos setores envolvidos e conhecendo quais são os principais desafios na área de inovação.

Como se preparar para um investimento em inovação?

Ao iniciar o investimento em uma área de inovação, a empresa precisa se certificar de que haverá um retorno sobre o investimento realizado. Alguns procedimentos para conhecer melhor a área em outras companhias podem ser a chave para garantir que a área traga os resultados esperados.

Primeiramente, é importante que a empresa garanta as estruturas adequadas para cada estratégia. Muitas vezes a companhia cria uma área de inovação, mas sem suporte nos diversos setores da empresa, dificultando o desenvolvimento de novas ideias e também a execução das soluções criadas.

Uma forma de contornar o problema é criar estruturas adequadas aos projetos, integrando diferentes áreas e também envolvendo a cultura organizacional da companhia.

Além da estrutura, é importante investigar quais tendências as outras grandes empresas têm seguido. Atualmente, tornou-se comum desenvolver parcerias com startups e investir em aceleração de ideias, promovendo um ganho mútuo para as companhias envolvidas e diminuindo os custos da empresa de porte maior.

Por fim, mais empresas estão em investindo em tornar a inovação uma responsabilidade de todos os setores da empresa, com programas de sensibilização de lideranças e capacitação que preparam todos os profissionais para as inovações realizadas.

Quais são os principais desafios das grandes empresas na área?

Para saber como a inovação é importante em uma grande empresa é necessário conhecer quais são os principais desafios que as consultorias têm identificado, permitindo que se previna os problemas mais recorrentes. Três deles que ganharam destaque são:

Incerteza nos projetos

Muitas empresas preferem investir em projetos de expansão e continuidade que têm baixos riscos e limitam ou cortam projetos com altos graus de incerteza ou complexidade. Evitar projetos mais complexos pode manter a empresa ativa, entretanto, impede saltos de inovação e diferenciação no mercado.

Tempo das pessoas

Não é incomum que um colaborador tenha as tarefas permanentes e ainda ouça que precisa dedicar um tempinho no dia a dia para inovar. A inovação exige tempo e planejamento e não surge sem o investimento necessário. Desenvolver uma estrutura e uma cultura organizacional receptivas para inovação exige tempo dos colaboradores.

Comprometimento das áreas com os novos projetos

Muitos gestores e chefes de departamento são recompensados justamente por manterem a área funcionando sem sobressaltos, fazendo com que eles se tornem receosos de projetos de inovação que alterem o funcionamento da área e impeçam a execução das novas propostas.

Para inovar a empresa tem que estar aberta a essas mudanças e preparar os líderes para novas situações.

A inovação é fundamental para que grandes empresas encontrem novos diferenciais de mercado, aumentem o valor agregado e o faturamento, entretanto, uma série de fatores devem ser avaliados antecipadamente.

Para saber mais como a inovação pode se tornar o grande diferencial da sua companhia, confira o nosso post sobre a relação entre cultura da inovação e times de alta performance!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar