Categorias me nu
X

categorias

X
Design thinking, Lean Startup e SCRUM: entenda os benefícios dessa união
Home / Categorias / Gestão e Negócios

Design thinking, Lean Startup e SCRUM: entenda os benefícios dessa união

por FCamara | 2 de dezembro de 2016 | Gestão e Negócios

Rapidez e assertividade são exigências presentes no dia a dia de todas as empresas. É justamente por isso que a busca por tecnologias eficientes e bem direcionadas tem se destacado como uma das grandes oportunidades dentro do negócio.

Design thinking, lean e SCRUM são excelentes opções para quem deseja investir em metodologias ágeis e de sucesso. Você já ouviu falar desses conceitos?

Colaborando com as diversas rotinas organizacionais e garantindo uma união extremamente positiva para a empresa, essa junção de conceitos é um dos grandes destaques estratégicos a serem colocados em prática.

Veja mais sobre Design thinking, lean e SCRUM, modelos de tecnologias ágeis neste artigo!

Design thinking, lean e SCRUM

Design thinking

Aplicável a quase todas as áreas, o Design thinking está ligado aos pensamentos que envolvem as etapas de um projeto, desde suas fases iniciais, de criação e fomentação de ideias, até a apuração final dos resultados.

Busca, ainda, utilizar das ferramentas comuns do design para melhor resolução de problemas ao confrontar diferentes opiniões que agregam valor ao produto e aos serviços que são oferecidos ao cliente.

O principal objetivo desta metodologia é tornar as ideias tangíveis ao trazer inovação para os processos e é importante que ela seja incentivada de modo a integrar toda a equipe para que dê bons resultados!

Aproveite para ver mais sobre este conceito em nosso post sobre como o design thinking pode ajudar a conquistar o consumidor.

Lean Startup

Já o conceito de Lean Startup se relaciona diretamente à aplicação de princípios que visam o aumento da rentabilidade da empresa e a diminuição de riscos.

O objetivo principal desta metodologia é garantir a gestão de modo eficiente, de todas as tarefas e processos organizacionais, empregando-se suposições sobre o mercado antes de fazer investimentos altos, por exemplo.

É o “pensamento enxuto” que prioriza a redução dos desperdícios comuns aos processos de criação de produtos, propaganda e apresentação ao consumidor final, levando sempre em conta o feedback do público-alvo.

SCRUM

O SCRUM é o último conceito abordado entre as metodologias ágeis e trabalha no gerenciamento das atividades que estão sendo desenvolvidas em equipe. Sua aplicação mais comum é na criação e desenvolvimento de softwares, pois traz inúmeros benefícios, mas pode ser aplicado em outros grupos de trabalho também.

Tomando por base a agilidade e a interatividade, o SCRUM tem uma estrutura descentralizada e feita em ciclos. Ela conta com ferramentas e diretrizes capazes de resolver os problemas que venham a assolar o projeto.

É uma metodologia indicada, principalmente, para as áreas cuja previsão do futuro seja mais difícil.

Design thinking, lean e SCRUM: benefícios dessa união

As três metodologias ágeis que foram citadas neste artigo possuem um elo em comum. O compartilhamento de informações promove uma aprendizagem muito mais rápida entre os membros da equipe e diminui as falhas dos processos.

Além disso, por apresentarem uma mentalidade semelhante, possibilitam uma adaptação contínua e baseada nos feedbacks dos clientes. Funcionando de modo mais adequado em equipes funcionais e multitarefas, a junção do Design thinking, lean e SCRUM é uma oportunidade para os negócios que querem inovar!

É importante ressaltar que os obstáculos para tal relação são muitos. Entre eles, a implantação das metodologias ágeis em equipes de trabalho que estão há muito tempo juntos. Ainda assim, vale investir nestas utilizações!

Contudo, ter bons parceiros, capazes de reunir as melhores estratégias de marketing por meio dessas metodologias é o passo inicial para ter sucesso.

Gostou do conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma publicação!

Comentários

inscreva-se

Fique por dentro das últimas notícias e novidades do Grupo FCamara e do nosso time #SANGUELARANJA