Skip to content
Design thinking aplicado ao varejo

Design Thinking aplicado ao varejo: como funciona?

A metodologia do Design Thinking vem conquistando espaço cada dia mais. Ainda que comumente presente em nichos relacionados à criatividade, o conceito não se restringe às atividades dos designers, fazendo parte também de projetos inovadores, em que uma equipe heterogênea se organiza para encontrar uma resposta para um dado problema.

Sabendo que as situações cotidianas se tornam cada vez mais complexas, requerendo intervenções customizadas, mas, ao mesmo tempo, uniformes, a metodologia Design Thinking se mostra a solução ideal.

Em síntese, é um modelo que serve para resolver problemas. Independentemente da complexidade do desafio, o conceito vai a fundo para achar a solução, que pode se apresentar mais simples do que parecia.

Acompanhe os tópicos seguintes e saiba como a metodologia design thinking pode ser aplicada ao varejo!

Otimiza a compreensão dos clientes

O design thinking oferece uma visão de fora para dentro da empresa, isto é, da perspectiva de quem sofre influência dos trabalhos da organização.

Ter exata compreensão de quem são os clientes, conhecer bem quais são suas expectativas e demandas auxilia na resolução dos problemas, e essa é uma das premissas da metodologia design thinking.

Por essa razão, é necessário mover esforços na obtenção de opiniões, sensações, críticas e sugestões do público-alvo, selecionando aquelas que ajudam na otimização do negócio.

Promove o autoconhecimento da empresa

Mais do que entender o público externo, ter ciência sobre os diferentes aspectos do negócio é essencial para que se possa elaborar as estratégias adequadas, se posicionando de maneira adequada no mercado.

E, por meio do design thinking, se torna possível entender os fluxos internos das operações, incluindo gerência, estoquistas, equipe administrativa e representantes de vendas.

Vale dizer que ter a visão de dentro do negócio é essencial para mapear processos de trabalho, sua eficiência, assim como identificar obstáculos e oportunidades de melhoria que se apresentam no decorrer dos trabalhos.

Desenvolvimento de aplicativos

Com base na premissa da metodologia design thinking, de compreender bem os aspectos externos e internos, é possível desenvolver soluções que otimizem as atividades da empresa.

Afinal, a geração de ideias em torno da melhor ferramenta é feita com maior precisão, levantando diferentes alternativas, de maneira conjunta e colaborativa, envolvendo tanto usuários como diferentes equipes da organização.

Com essa mentalidade, a empresa passa a contar com maior engajamento e comprometimento dos indivíduos ao longo dos processos.

Prototipação das estratégias

Depois de um brainstorming, parte-se para a etapa da escolha das melhores opções, em que algumas poucas alternativas são eleitas para serem prototipadas.

Ou seja, a metodologia design thinking permite que, mesmo sem um produto 100% formatado, se possa avaliar a sua aceitação. Convém dizer que os protótipos devem ser simples e, se for um conceito físico, pode ser uma ilustração em uma folha, por exemplo.

A ideia é utilizar uma versão com informações suficientes para validar junto aos usuários reais e, desse modo, obter feedbacks e sugestões de melhoria.

Melhoria contínua dos processos

Como é possível perceber, a metodologia design thinking prevê a melhoria contínua dos processos, afinal, não se trata de um modelo com início e fim predeterminados, mas, sim, de um método que visa o constante aprimoramento.

Se tratando do varejo, qualquer alteração no mercado, no cotidiano dos compradores ou no fluxo interno do negócio poderá exigir intervenções da gestão para melhorar a experiência dos clientes. E usando a metodologia design thinking, essa atuação dos líderes se torna ainda mais assertiva.

Quer usar o Design Thinking na sua empresa? Conheça o Orange Teams, nosso serviço que oferece uma metodologia inovadora exclusiva, criada a partir do Design Thinking, Scrum e MVP Canvas!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar