Categorias me nu
X

categorias

X
Conheça os 4 maiores desafios do empreendedorismo digital hoje
Home / Categorias / Carreiras em TI

Conheça os 4 maiores desafios do empreendedorismo digital hoje

por FCamara | 22 de março de 2017 | Carreiras em TI

Investir tempo e dinheiro no empreendedorismo digital hoje não é uma tarefa fácil. Mas para os empreendedores que sabem inovar, conseguem ser competitivos perante a concorrência e utilizam as ferramentas adequadas, o caminho até o sucesso pode ganhar novos atalhos.

Neste artigo, falaremos sobre os maiores desafios que os empreendedores digitais enfrentam no dia a dia e como vencê-los. Acompanhe a leitura e prepare-se para vencer os obstáculos!

1. Dificuldade de inovar: qual a realidade da inovação no empreendedorismo digital hoje?

Estudos apontam que apenas 16.8% dos empreendedores brasileiros possuem ideias realmente inovadoras e disruptivas frente ao que já existe no mercado.

Quando falamos em empreendedorismo digital, esses números são maiores, uma vez que a web passa uma falsa sensação de que criar o próprio negócio online pode ser mais fácil.

Mas a realidade é que os desafios para criar um negócio virtual são tão grandes quanto aqueles que encontramos no mundo físico. Por isso é importante o empreendedor ficar atentos às dificuldades do caminho e criar soluções adequadas para o seu segmento de atuação.

2. Vencer a concorrência: por que é tão importante ser inovador e superar os concorrentes?

No contexto apontado no tópico anterior, muitas pessoas estão investindo em empresas digitais: como a venda de produtos e serviços em lojas virtuais, por exemplo.

Essa migração dos investimentos do mundo físico para o espaço virtual tende a criar um cenário de saturação e uma forte concorrência.

E isso não significa que o empreendedor deve desistir de seus sonhos, mas sim que ele precisa ser inovador e apresentar propostas diferenciadas em relação às outras empresas similares na internet, e assim ele vencerá os seus concorrentes. Para isso, conheça bem o seu mercado e público para identificar as melhores oportunidades para se destacar!

3. Ter bons relacionamentos: qual a importância de ter um relacionamento diferenciado?

Pessoas são a chave do negócio: não se alcança o sucesso sem contar com pessoas que possuam perfis e valores diferenciados no seu empreendimento digital.

Métodos, ferramentas, ideias e tecnologia são importantes para todo negócio, mas a base de tudo são as pessoas. Nesse sentido, o grande desafio é recrutar bons profissionais que estejam engajados e alinhados à cultura da sua empresa.

Quando o empreendedor consegue montar o time ideal, ter um ótimo relacionamento com eles é fundamental para que tudo flua bem. E, claro, é imprescindível que a equipe saiba operar e analisar as tecnologias disponíveis em conjunto.

Além disso, o bom relacionamento externo diferenciado com pessoas importantes para o seu empreendimento digital e com os clientes podem criar grandes oportunidades de negócios.

4. Implementar tecnologias: por que é fundamental reconhecer e implementar as tecnologias corretas para aumentar a produtividade de sua empresa?

Muitos empreendedores ainda encontram obstáculos para implementar a tecnologia em seu negócio. Mas é fundamental reconhecer que as tecnologias servem para apoiá-lo a criar atalhos para chegar aos seus objetivos.

Por meio das tecnologias é possível otimizar o tempo e utilizar sistemas de automação que vão gerar maior eficiência na implantação das estratégias e na análise dos dados obtidos.

Utilizar soluções tecnológicas na sua empresa é fundamental para melhorar a performance de suas operações, trazer maior produtividade e aumentar a agilidade dos processos. E todas essas vantagens são fundamentais para o empreendedor digital alcançar o sucesso do seu negócio!

Gostou deste artigo sobre os obstáculos para o empreendedorismo digital hoje? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muitos outros conteúdos para alavancar sua jornada empreendedora!

Comentários

inscreva-se

Fique por dentro das últimas notícias e novidades do Grupo FCamara e do nosso time #SANGUELARANJA