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High performance team FCamara: conheça a história de Orlando Ovigli
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High performance team FCamara: conheça a história de Orlando Ovigli

por FCamara | 14 de fevereiro de 2019 | Cases de Sucesso

Você imaginaria avançar de líder de projetos a sócio-diretor de uma empresa em apenas 6 anos? Essa é a trajetória de crescimento de carreira de Orlando Ovigli dentro da FCamara. E por mais que o executivo tivesse a expectativa de se desenvolver de maneira rápida, sua surpresa foi grande.


Após atuação de 7 anos dentro da operação de E-Commerce do Grupo Pão de Açúcar, Orlando, veio para a FCamara como Especialista em Projetos de E-Commerce, e desde então seu crescimento de carreira foi exuberante. Contratado em 2010 para liderar o atendimento e organizar os times do mais importante cliente da época, o Walmart, o mesmo permaneceu nessa posição por 2 anos. Depois disso, passou a atuar como gerente geral e diretor da unidade de E-commerce e Varejo aqui na FCamara.

“Quando entrei, essa unidade não existia no contexto que tem hoje. O fundador até comenta que, se soubesse que a empresa ia se tornar referência nesse segmento de e-commerce, não teria colocado o nome de FCamara, e sim FCommerce”, brinca.

Sua expertise foi então utilizada para atender outros clientes desse segmento, dando origem ao setor. “Na verdade foi a junção do meu conhecimento e networking com o culture code e as possibilidades que a FCamara têm de evoluir e atender às necessidades do mercado. Foi a equação perfeita”, explica.

O fato é que o e-commerce precisa se reinventar a cada momento. A função de Orlando é influenciar e provocar a sua high performance team para criar novas ofertas, posicionando a FCamara em um mercado tão competitivo.

E para isso, ele procura disseminar um customer mindset efetivo. Isso significa ter o cliente sempre como centro de tudo, praticando com os consultores um modelo que os torna muito próximos, atendendo-o de maneira personalizada.

“É importante tratar cada cliente de forma única. Não replicamos o que foi feito em outros projetos, sempre realizamos um trabalho bem específico. E isso só é possível sendo confidente. Conforme o relacionamento vai evoluindo, cresce a oportunidade de ser um parceiro estratégico e executar coisas diferentes do mercado”, aponta.

Essa estratégia na verdade é um espelho do ambiente de trabalho na FCamara, que possui uma estrutura pouco rígida, sem níveis de cargos e líderes. Isso estimula cada colaborador com mais autonomia na execução das suas funções. É o chamado ‘modelo horizontal’, que tanto encantou Orlando no início da sua jornada na FCamara.

E é nesse ambiente de trabalho horizontal que ele faz o máximo para aplicar no seu time as mesmas oportunidades que teve. “O culture code possibilita a mais pessoas a oportunidade de se tornarem sócias. Esse crescimento de carreira desperta valores que estimulam o modelo de senso de propriedade, fortalecendo a nossa cultura.

O executivo se considera racional, introvertido e com perfil bastante adaptativo. E os quase 9 anos de casa o fizeram se transformar como profissional. Na FCamara ele desenvolveu suas habilidades de liderança, sentindo-se provocado e motivado a ir atrás de seus objetivos.

“Melhorei minha capacidade de adaptação e equilíbrio na condução das demandas. Hoje consigo navegar bem em questões mais urgentes, onde uma atuação rápida é essencial. E também nas situações onde as partes estratégica e de planejamento são necessárias para não correr riscos”, pontua.

Outro fator importante foi a melhoria da sua capacidade de relacionamento e diplomacia. Evitar exposições exageradas, principalmente em situações adversas, reforçam a importância de se ter um perfil equilibrado e adaptativo.

Já o lado pessoal também foi beneficiado. “Antes, por ser muito objetivo, não levava em conta a parte mais emocional das relações. Hoje me considero uma pessoa muito melhor”.

Ainda dentro dos aprendizados particulares, Orlando destaca o autoconhecimento, tão valorizado no culture code da FCamara. Segundo ele, os coachings que recebeu fizeram com que priorizasse se conhecer primeiro antes de tomar decisões.

Há quase 3 anos como sócio-diretor é seu papel liderar a maior área da companhia, com mais de 230 colaboradores. E, se a FCamara hoje é conhecida pela sua expertise em desenvolvimento de soluções disruptivas para o comércio digital, podemos dizer que grande parte dessa ‘culpa’ é dele.

 

Meu objetivo é pertencer a um high performance team e ter um crescimento de carreira meteórico como o de Orlando Ovigli! A FCamara é o seu lugar. Faça a sua carreira decolar!

 

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