Skip to content

Conheça a melhor solução para enfrentar um problema silencioso e traiçoeiro

Cada vez mais, empresas investem em tecnologia por compreender que problemas antes quase não vistos, na verdade podem ser os maiores responsáveis pelo declínio de seu negócio.

Imagine que você deseja presentear seu ente querido com um livro que ele comentou recentemente que adoraria ler. Ao chegar na livraria, transita pelos corredores pertinentes ao assunto, mas não encontra o livro. Neste caso, deve haver algum equívoco, afinal, é um best-seller. Você não desiste e procura auxílio do vendedor, que vai também até às estantes e não encontra o tão esperado produto. O vendedor decide realizar uma busca no sistema e para sua surpresa encontra o livro disponível em estoque e pede que aguarde enquanto vai procurar.

Note quanto tempo foi perdido, alguns ficariam muito frustrados, até mesmo irritados e deixariam a livraria a procura de outro local que atenda sua demanda de forma eficiente. Outros, talvez arriscassem outro título, mas ainda assim com dúvidas se o tão aguardado presente traria a mesma alegria.

Agora pense que ao invés do cliente, você poderia ser o empresário, dono de uma rede de livrarias, ou quem sabe de uma grande rede varejista, ou até mesmo um pequeno comércio. Com certeza essa experiência representaria quebra de confiança, perda de lucros e passe livre para a concorrência. Uma situação inadmissível e que poderia ser facilmente precavida em parceria com a tecnologia.

Este foi um pequeno exemplo do que é uma Ruptura de Estoque e o que ela é capaz de provocar nas relações. No exemplo, a consulta em sistema deveria anteceder ao momento de procura do cliente. Deve haver preparo e engajamento por parte das empresas, para evitar que essa situação ocorra.

O primeiro passo para lidar com a Ruptura de Estoque é compreender a causa do problema. Normalmente o estoque está cheio e as prateleiras vazias ou o produto está realmente em falta no estoque.

Ambas as situações seriam resolvidas com um sistema de gestão de controle de estoque e pedido de compra, em que as vendas seriam controladas, níveis de estoque monitorados com precisão e demanda melhor estimada. O avanço tecnológico dispõe inclusive da inteligência artificial, que já investe em softwares de monitoramento de gondolas, por exemplo, tornando possível uma abordagem direta e assertiva.

De forma simples e eficaz é possível obter soluções inovadores, que podem mudar completamente a direção de qualquer negócio, alavancando carreiras e influenciando na economia de todo um país.

“Todos os dias nos perguntamos: como posso fazer meus clientes felizes? Como podemos estar à frente em matéria de inovação nesta indústria? Porque, se nós não o fazemos, alguém mais o fará.”

Bill Gates

por Alexsander Rodrigues

Back To Top
Buscar