Dentro dos muitos modelos para o seu negócio que encontramos no mercado, hoje falarei do BMC (Business Model Canvas) ou Quadro de Modelo de Negócios. Esta metodologia foi criada por Alex Osterwalder e Yves Pigner com o intuito de planejar de forma visual as principais funções do seu negócio.

O quadro auxilia no processo de criação, diferenciação ou projeto, para conquistar mais clientes e lucros.

Para montar o BMC é bem simples, além do quadro modelo padrão, você precisa de post-it e caneta para preencher, é bem simples. Vamos lá?

Mas como preencher o BMC?

O quadro é dividido em 4 etapas: o que, quem, como e quanto. Abaixo, vou explicar como funciona cada parte e como preenchê-la.

BMC - business model canvas

Fonte: Sebrae

1. O quê?

Qual é a sua proposta de valor? “Valor”, neste caso, quer dizer “benefício” do seu produto ou serviço para o seu cliente. Tente resumir em uma única frase este benefício, como por exemplo: “Sua integração de sistemas funcionando em apenas 30 minutos”.

Você pode ter vários benefícios ou objetivos, porém irá avaliar cada um de uma vez, e para cada benefício, utilize uma cor de post-it.

2. Quem?

Esta parte do quadro é divida em 3 partes, porém todas elas estão relacionada quem é meu público-alvo.

  • Segmento de Cliente: É o nicho de mercado que você quer atingir.
  • Relacionamento com clientes: descreve as estratégias que relacionamento que são fundamentais para a retenção de clientes,
  • Canais: São os pontos de entrega e comunicação com o cliente. Na análise dos 4 P’s, representa a “Praça” e a “Promoção”.

3. Como?

Todo o lado esquerdo do quadro, é referente à parte operacional do negócio. Nesta parte falo de ação, como as coisas serão feitas, como colocar a mão na massa. Esta parte do quadro também é subdividida em 3 partes:

  • Atividades Principais: Quais são as atividades necessárias para o mínimo funcionamento do seu negócio? Liste o que realmente é necessário, sem se preocupar com o que poderia ser superficial. Ex: Gestão de Plataformas, Desenvolvimento de Softwares, Vendas Consultivas.
  • Recursos principais: São os ativos mínimos para fazer o negócio funcionar, mas neste caso são físicos como: máquinas, instalações, equipe de programadores, etc.
  • Parcerias Principais: No BMC, esta parte se refere a caso de fornecedores / terceirização. Seria listar qualquer tipo de tarefa ou matéria-prima essencial fornecida por outra empresa, mas que esteja voltada para que o seu benefício escolhido aconteça.

4. Quanto?

Agora é hora de falar de dindin. A base do quadro é relacionado à tudo que tem peso financeiro, porém que está relacionado aos itens acima dele. Está dividido em duas partes:

  • Fontes de Receita: Como vai entrar dinheiro no meu caixa? Além de vendas, há outras formas? Parceiras?
  • Estrutura de Custos: Quais os custos envolvidos? Desde de estrutura até comissão de vendedores deveria ser considerado.

Hacks do BMC

O Business Model Canvas não é um plano de negócios. O Modelo de Negócios ajuda na criação de um plano bem estruturado, porém mudar o modelo de negócio não quer dizer mudar o plano. O BMC permite que você utilize o pensamento visual e sistêmico para conseguir ter visibilidade dos passos, e ele é maleável de acordo com a necessidade. Não se prenda à uma regra, olhe, analise, pense em novas coisas para colocar nos post-its.

Leia também: 5 dicas para passar por uma transição de modelo de negócio

Para te ajudar, caso você não tenha aonde imprimir e preencher o seu BMC, há ferramentas online como o Canvanizer na qual permite o preenchimento da ferramenta online.

Eu fiz um pequeno vídeo para o 1 Minuto de Tecnologia falando um pouco sobre o Business Model Canvas, para você ter uma noção, mas fique tranquilo que ele é bem intuitivo. Além de ser fácil e rápido de preencher, você utiliza para prototipação de projetos e negócios, antes mesmo de executar.

Então fica a dica para você ver se adapta com este modelo de negócios e teste. Traga uma inovação para seu negócio utilizando o BMC.

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