Skip to content

4 passos para transformar sua equipe em um high performance team

Cada vez mais, as empresas têm valorizado a criação de um high performance team. Não existe uma definição fechada para esse conceito, mas, como o próprio nome diz, refere-se a uma equipe que vai além do desempenho esperado, atingindo metas em menos tempo e entregando qualidade acima da expectativa inicial.

Além disso, seu trabalho é realizado com prazer e dedicação, cada membro em sintonia, como uma família.

Construir ou fazer parte desse tipo de equipe é um desejo de muitos profissionais, mas a maioria não sabe como concretizar essa ideia. Por isso, separamos aqui 4 passos para aumentar a performance da equipe. Acompanhe!

1 – O líder precisa ser uma inspiração

O primeiro passo para criar um high performance team deve ser dado pelo seu líder. Nenhum profissional gosta de pensar que está trabalhando para levar adiante os planos de outra pessoa. É muito mais motivador sentir que há um líder ajudando a equipe a atingir os próprios objetivos.

Em primeiro lugar, como gestor, você deve se posicionar o mais próximo possível de seus colegas. Não necessariamente estando no mesmo lugar físico, mas ouvindo suas críticas, fornecendo feedbacks e auxiliando em tarefas mais difíceis. Lembre-se de estar sempre lá quando precisarem de você.

2 – Estabeleça princípios norteadores

Algumas empresas costumam estabelecer valores-chave para seus funcionários logo antes de iniciarem seus trabalhos. Coisas como “o cliente em primeiro lugar” ou “humildade acima de tudo” são bem recorrentes em companhias de sucesso. Mas um high performance team coloca esses valores em termos práticos, que são chamados de princípios norteadores.

A diferença dos princípios para os valores é que um valor representa uma ideia ou filosofia a ser seguida, enquanto um princípio é uma ação a ser praticada no dia a dia. Por exemplo, considere uma empresa que tem como valor-chave a qualidade de seus projetos.

Um princípio que pode ser extraído disso é “sempre pedir a avaliação de alguém de fora”, ou seja, esperar um julgamento antes de entregar o produto final. Isso é algo prático, que pode ser aplicado na rotina de todos, contribuindo para o desenvolvimento de um high performance team.

3 – Encontre os pontos fortes e fracos da sua equipe

Como gestor, você não deve apenas pedir que seus colaboradores façam um bom trabalho, mas que invistam naquilo que fazem de melhor. Uma das principais características de uma equipe engajada é utilizar as melhores qualidades de cada membro, aumentando sua confiança e maximizando seu desempenho.

E quando se deparam com alguma falha ou dificuldade, cada membro pode se ajudar para remediar a situação. Com um sistema de cobertura mútua, todas as tarefas podem ser realizadas com facilidade.

4 – Crie tarefas que tenham um propósito relevante

Um high performance team não faz apenas o comum nem realiza tarefas que não tenham grande propósito. Tentar estar na média, por si só, é algo desestimulante. Se você pretende ter uma equipe engajada, deve oferecer algum desafio.

Pelo menos o suficiente para que todos sintam que fizeram algo único e extraordinário. E, mais tarde, é importante mostrar os frutos desse trabalho, tanto na recompensa quanto nas consequências para a empresa como um todo.

Gostou de nossas dicas para começar seu high performance team? Quer receber outros conteúdos interessantes para você? Então, curta nossa página no Facebook e confira nossas novidades em primeira mão!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar