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Automação no e-commerce: 5 vantagens geradas para seu negócio
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Automação no e-commerce: 5 vantagens geradas para seu negócio

por FCamara | 28 de abril de 2017 | E-commerce

Na constante busca pela excelência nos negócios, reduzir custos e aumentar a produtividade é o objetivo de todo empreendedor. Visando essas metas, soluções que permitem a automação no e-commerce são fortes aliadas dos gestores.

Por meio de uma tecnologia que automatize os processos, você obtém ganho de tempo, fator cada dia mais precioso— assim como também melhora a gestão de seus negócios virtuais. Além, é claro, de integrar processos de loja física e virtual.

Ao longo deste post vamos falar melhor sobre cada uma das vantagens obtidas por meio da automação no e-commerce. Confira a seguir!

1. Redução de falhas operacionais

Diversas são as atribuições de um e-varejista, muitas delas burocráticas, talvez até tediosas, porém, necessárias.

Para cada venda efetuada uma série de processos são gerados, como emissão de nota fiscal, recolhimento de impostos, certificações etc.

Uma ferramenta que automatize essas tarefas reduz a possibilidade de erros humanos, como lançamentos incorretos ou fora do prazo.

2. Melhor controle gerencial

Ao atuar com diferentes canais, como loja física e virtual, o empresário necessita de um software que faça a integração de ambos.

Investindo na automação do e-commerce, esse software monitora, em tempo real, a saída e entrada das mercadorias. Dessa forma, os estoques e a disponibilidade de produtos são fatores atualizados instantaneamente.

Imagine se você vende cinco peças de um produto, pela loja virtual, e na loja física o vendedor comercializa mais três, contudo, você só dispõe de 7 peças em estoque. Sem um programa que trabalhe em tempo real, você teria um certo transtorno durante esse cenário.

Além desses fatores, por meio da automação do e-commerce você terá acesso a relatórios e ferramentas de monitoramento mais assertivo, permitindo que reconheça a real situação do seu negócio.

3. Assertividade no e-mail marketing

Além do ganho de tempo e melhora nos processos gerenciais, uma das maiores vantagens que o empresário obtém, por meio da automação do e-commerce, é o aumento na conversão de vendas.

Esse fato é ocasionado pela automação do disparo de e-mail marketing. Quando bem-feito, é a melhor ferramenta para alavancar as vendas na sua loja.

Com base em gatilhos de informação, como um cadastro no site ou abandono de carrinho, é possível traçar um roteiro de mensagens ao comprador. Por exemplo, cupom de desconto personalizado ou convite para regressar obtêm à loja.

4. Empresa mais competitiva

A omnicanalidade, ou seja, todos os canais de uma loja trabalhando como se fossem um só, é uma tendência no mundo dos negócios. Fazer isso torna melhor a experiência de compra do cliente e, ao mesmo tempo, cria um diferencial para a sua marca.

Hoje, o consumidor conhece a empresa nas redes sociais, pesquisa o preço na internet, vai à loja ver o produto, finaliza a compra pelo e-commerce e retira o produto na loja.

Investir em meios que possibilitem essa dinâmica é aumentar a competitividade da sua marca perante o mercado.

5.Atendimento eficaz

Outra solução que está ganhando espaço é automatizar, também, os canais de atendimento de um e-commerce, por meio de chatbots.

Ao fazer uso desses softwares que funcionam dentro de aplicativos de mensagens, empresas estreitam laços e agilizam a interação entre clientes e a marca. Ou seja, eles tornam o processo mais simples e conduzem ao atendente apenas demandas mais precisas e direcionadas.

Diversas são as vantagens de apostar na automação do e-commerce e, como citamos, todas são feitas em prol do aumento da eficácia e produtividade da sua empresa, para que ela esteja alinhada com as tendências em tecnologia.

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