Categorias me nu
X

categorias

X
Arquitetura de TI: a importância de um profissional qualificado
Home / Categorias / Carreiras em TI

Arquitetura de TI: a importância de um profissional qualificado

por FCamara | 23 de dezembro de 2016 | Carreiras em TI

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) estima que até 2020 deve haver um deficit de 408 mil profissionais de TI no Brasil. Logo, não é errado afirmar que há um verdadeiro apagão de mão de obra qualificada na área, sobretudo em atividades que requerem conhecimentos técnicos aprofundados, como é o caso dos especialistas em arquitetura de TI.

Pensando nisso, resolvemos, neste artigo, falar um pouco sobre o arquiteto de TI. Você verá, a seguir, quais são as funções desempenhadas por ele e como é importante tê-lo em sua equipe. Continue lendo!

O que é arquitetura de TI e quem é o arquiteto de TI nas equipes de alto desempenho

Como o próprio nome sugere, a arquitetura de TI é a ciência responsável pela aplicação dos recursos de TI para atender às necessidades comerciais específicas. Logo, o arquiteto de TI é um profissional com alto grau de conhecimento técnico, bem como a compreensão do negócio.

É o arquiteto de TI que determina quais informações os investimentos em tecnologia produzirão para obter o melhor retorno, tanto em termos de custos tangíveis quanto de benefícios de produtividade e qualidade.

É papel dos arquitetos de TI se esforçar para melhorar a eficiência operacional de uma organização através da integração e do gerenciamento das informações. Para isso, eles precisam aliar habilidade técnica com planejamento, execução de implementações e gestão de infraestrutura, equipamentos e aplicações (softwares, aplicativos, plataformas, etc.).

Quais são as funções desempenhadas por um arquiteto de TI

Conhecedores de diversas áreas dentro da TI, os arquitetos dominam diversas metodologias, ferramentas e práticas tecnológicas. Como bons solucionadores de problemas, estão sempre antenados com a evolução tecnológica em todos os seus aspectos (softwares, hardwares e maneiras de aplicá-los nos negócios).

Aqui estão as principais atividades que os profissionais responsáveis pela arquitetura de TI desempenham:

Condução de projetos

Arquitetos são frequentemente chamados a atuar como elemento de ligação entre as diversas partes interessadas em projetos de desenvolvimento de soluções tecnológicas. Não raro, além de projetar recursos, eles tornam-se os defensores oficiais da solução desenvolvida.

Decisões de aquisição e descarte de recursos de TI

Arquitetos de TI também costumam dar a palavra final para se descartar um recurso tecnológico dentro de uma empresa — e são decisores na adoção de novas tecnologias.

Defesa do alinhamento entre TI e negócios

Especialistas em complexidade, eles se preocupam não apenas com a forma como uma solução vai operar em seu próprio contexto, mas como funcionará no contexto do ecossistema maior (do negócio).

Gestão de mudança

Os arquitetos também são agentes de mudança. Mais do que qualquer outro profissional de TI, eles são convidados a avaliar novas tecnologias e liderar o movimento de adoção, implementação e customização. Deles também é esperada a capacidade de minimizar os impactos das mudanças diante dos usuários e na operação da empresa, por exemplo.

Promoção da inovação

Também são responsáveis por promover a inovação tecnológica e apoiar movimentos inovadores.

O arquiteto de TI não é um super herói, mas ele é fundamental

Com todas estas habilidades, é possível que os profissionais responsáveis por arquitetura de TI sejam vistos como super especialistas. Contudo, não é bem assim. O arquiteto de TI não é uma enciclopédia ambulante, ele só é preparado para olhar a tecnologia de um ângulo mais amplo, fazendo a conexão entre os recursos tecnológicos e as necessidades de negócio.

Não se trata de um profissional que tem todas as respostas, mas, sim, de alguém com background e conhecimentos suficientes para fazer as melhores perguntas, testar e implementar projetos inteligentes e assertivos.

O que você achou do perfil de um arquiteto de tecnologia? Sua empresa já conta com processos de arquitetura de TI? Para acompanhar nossas publicações, siga-nos nas redes sociais: Facabook, Twitter e LinkedIn!

Comentários

inscreva-se

Fique por dentro das últimas notícias e novidades do Grupo FCamara e do nosso time #SANGUELARANJA