Categorias me nu
X

categorias

X
Aprenda como fazer migração para nuvem
Home / Categorias / Gestão e Negócios

Aprenda como fazer migração para nuvem

por FCamara | 21 de outubro de 2016 | Gestão e Negócios

O processo de migração para nuvem necessita de alguns cuidados específicos. E isso tanto por parte da empresa que fará a transição quanto dos profissionais de TI que irão realizar o trabalho.

Neste artigo, vamos refletir um pouco sobre os cuidados que você deve ter ao migrar para a nuvem, a fim de evitar problemas e extrair os melhores resultados. Acompanhe!

O que é, afinal, a migração para nuvem?

A migração é o processo de transição do modelo tradicional de computação para a computação em nuvem. Ao deixar de possuir um software como licença, por exemplo, e adotar o modelo SaaS (software como serviço), o processo de transição é chamado de migração.

E a migração para nuvem deve ser vista tanto do ponto de vista técnico quanto prático. Ou seja, além de pensar em como as tecnologias e as infraestruturas serão modificadas, é preciso que tanto a equipe de TI da empresa quanto os usuários sejam preparados para a mudança.

Quais cuidados precisam ser tomados na migração para nuvem?

Veja, a seguir, os principais cuidados que todo gestor de TI deve tomar ao realizar um projeto de migração para a nuvem:

Faça um bom planejamento

De acordo com um estudo da Cisco, 69% das empresas em todo o mundo não têm uma estratégia madura para a nuvem. E isso, indica a gigante da tecnologia, resulta em dificuldades para os negócios.

A facilidade com que se adquire soluções e serviços hoje no mercado talvez explique este fenômeno. No entanto, o planejamento é essencial por algumas razões bem nobres:

  • Garantir o alinhamento entre a solução em nuvem e as demandas do negócio;
  • Evitar que o processo de mudança traga dificuldades à operação da empresa;
  • Driblar as resistências dos usuários ao novo modelo de computação;
  • Evitar o aumento de custos com reparos e correções que possam surgir;
  • Firmar parceria com um fornecedor que atenda às necessidades específicas do negócio.

Faça a integração por etapas

A integração da infraestrutura do modelo tradicional com a nuvem requer uma certa dose de paciência. Do contrário, podem surgir problemas e os riscos, principalmente de segurança, se potencializam.

Inúmeros especialistas indicam, portanto, que o processo de migração para nuvem seja feito por etapas. Isso evita, por exemplo, que funcionalidades de um sistema no modelo SaaS sejam perdidas, ou que os usuários não utilizem 100% das vantagens adquiridas com a nuvem.

A integração gradual também ajuda o diretor de TI a se certificar de que os adaptadores de infraestrutura são eficientes e, assim, garantir que os sistemas funcionem perfeitamente.

Prepare a equipe para a mudança

Qualquer modificação na TI corporativa requer uma boa gestão da mudança. Não é diferente quando se trata da migração para nuvem. Ao contrário do discurso recorrente entre os provedores, não basta virar uma chave.

As pessoas precisam compreender as novas formas de utilização da tecnologia, saber quais são os riscos de segurança, conhecer suas responsabilidades e, sobretudo, se engajar com a novidade.

Em outras palavras, o pessoal de TI precisa entender todos os detalhes técnicos e os usuários têm que compreender todas as potencialidades da computação em nuvem. Assim, as resistências e os erros vão diminuir e os resultados serão mais satisfatórios para todos.

Garanta que o servidor escolhido é 100% seguro

Por fim, um ponto muito importante: ao fazer a migração para nuvem, confira se o servidor escolhido manterá os dados corporativos seguros.

Como o modelo virtualizado não está, digamos, ao alcance dos olhos da equipe interna de TI, é importante saber quais são as práticas do provedor de serviços de nuvem e entender quais são as metodologias empregadas. Uma forma de fazer isso é verificar as certificações do fornecedor e ver se as práticas que ele utiliza são testadas e aprovadas internacionalmente.

Você tem um projeto de migração para nuvem? Fale com a FC Nuvem!

migração para a nuvem

Comentários

inscreva-se

Fique por dentro das últimas notícias e novidades do Grupo FCamara e do nosso time #SANGUELARANJA