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9 indicadores de desempenho para medir a performance da sua loja virtual
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9 indicadores de desempenho para medir a performance da sua loja virtual

por FCamara | 26 de julho de 2016 | Transformação Digital

Uma eficiente gestão de um negócio virtual necessita de bons indicadores de desempenho. Os KPIs (Key Performance Indicators), como também são conhecidos, são fundamentais para entender numericamente a performance de uma campanha ou projeto executado por uma empresa. No entanto, a escolha dessas métricas se passa muito pela definição dos objetivos e pelo conhecimento dos profissionais envolvidos na execução e análise de uma estratégia.

Na lista que apresentaremos a seguir há 8 indicadores de desempenhos que se encaixam nas mais variadas estratégias, sejam elas relacionadas a vendas, lucros, tráfego ou retenção de clientes. Conheça cada uma delas e veja quais são as mais indicadas para a sua loja virtual. Acompanhe!

1 – Taxa de conversão

A taxa de conversão, quando uma estratégia está relacionada a vendas ou ganho de receitas, é uma das principais métricas a ser analisada. Ela pondera a porcentagem de visitantes do e-commerce que se convertem em clientes.

Muitos elementos, que podem ser testados, inclusive, interferem na taxa, como as cores e os tamanhos de botões, conteúdo dos textos, imagens dos produtos, exposição de comentários de outros clientes, posição do site no Google, etc.

2 – Abandono de carrinho

Essa é uma taxa que caminha junto com a anterior. A diferença é que a taxa de conversão vai para um caminho mais específico: leva em conta apenas as pessoas que fizeram um pedido, mas na hora de fechar uma compra, desistem. Nesse caso, fatores como os botões e textos são importantes, assim como as condições de pagamento, a segurança do site e o preço/tempo de entrega.

3 – Custo por aquisição de clientes

Já esse indicador mensura o quanto cada novo cliente custa para a empresa. Nos custos entram todos os gastos com estratégias de marketing e vendas, ou seja, as áreas responsáveis pela captação de compradores para a loja. Recursos investidos com campanhas de anúncios, pagamento para agências, compra de produtos e mão de obra são incluídos nessa conta para definir o “preço pago” para ter novos clientes.

4 – Ticket médio

O ticket médio é o valor médio de cada compra feita em uma loja. É um indicador interessante para entender o comportamento dos seus clientes. É muito útil para criar promoções, como descontos e kits de produtos. Também é válido para comparar os períodos do mês e ano nos quais os consumidores mais gastam.

5 – Taxa de recompra

Essa métrica é mais voltada para estratégias de fidelização. Ela monitora as compras de pessoas já converteram ao menos uma vez na loja em um período recente (nos últimos 3, 6 ou no máximo 12 meses). É importante para avaliar o quanto as pessoas sentem-se atraídas a comprar novamente no mesmo e-commerce.

6 – Retorno sobre investimento

Está aí um indicador necessário para qualquer negócio. Analisá-lo é imprescindível para diagnosticar a saúde financeira da empresa e viabilidade de uma estratégia. A fórmula do ROI é a seguinte:

ROI % = (Receita – Custo de investimento) / Custo de investimento x 100

7 – Tráfego no site

Essa é uma métrica de fácil entendimento, afinal, é usada para analisar a quantidade de visitas no site. Contudo, é interessante monitorá-la e segmentá-la por períodos, assim como o ticket médio, entendendo o tráfego diário, semanal, mensal e sazonal. Assim, será possível determinar picos e quedas de visitas.

8 – Tempo de permanência no site

Já o tempo de permanência indica o quanto o ambiente de navegação da loja tem sido agradável aos usuários. É aconselhável avaliar esse indicador nas páginas de ofertas para compreender o tempo que o público gasta para ler o produto e, assim, desistir ou continuar com a compra.

Os indicadores de desempenhos trazem mais inteligência para analistas e diretores de uma loja virtual. São métricas fundamentais para detectar os pontos fortes e fracos de uma estratégia, ajudando, assim, a otimizá-las enquanto estão sendo executadas. Além do mais, geram insights valiosos para a tomada de decisões que acertem o futuro da empresa.

Quais são os indicadores de desempenhos que você já costuma acompanhar em sua loja virtual? Comente abaixo e assine a nossa newsletter para começar a receber nossos conteúdos exclusivamente em seu e-mail.

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