Skip to content

8 dicas para o crescimento de carreira na área de TI

Quem é você entre os 100 milhões de trabalhadores brasileiros? Se o que lhe define é a busca por conquistar destaque no mercado de Tecnologia da Informação (TI), você precisa entender o que significa ser um profissional que faz parte de um High Performance Team.

Manter-se no auge de sua capacidade é uma meta que você pode alcançar ao estar em um ambiente de trabalho em que consiga aproveitar ao máximo seus talentos e desenvolver suas inúmeras vocações.

Para ser um profissional de alta performance é preciso ir além do esforço e da dedicação. O grande diferencial está na visão estratégica que você pode oferecer ao propor soluções de desafios. Esse olhar resolutivo e criativo é fruto de uma palavra:

Interdisciplinaridade.

Mas como você conseguirá reunir inúmeros conhecimentos e técnicas para se tornar interdisciplinar todos os dias? É possível seguir um voo solo focado em seu próprio desenvolvimento ou encontrar uma empresa que estimule o crescimento de carreira.

Pensando em tudo isso, reunimos 8 dicas para você planejar seu futuro profissional na TI.

#1 Esteja presente no mundo digital

Hoje, ter uma vida digital é, mais do que importante, é vital. Isso porque, mesmo que você não possa estar fisicamente presente para se apresentar às pessoas, sua existência no mundo virtual pode lhe aproximar delas e das empresas que você deseja conquistar.

Todo mundo sabe que as redes sociais são uma extensão do curriculum vitae. O LinkedIn é a prova viva dessa máxima. Mas o que poucos dominam é a visão de que ter um portfólio ou site ajuda – e muito – a reforçar a presença digital, mantendo sua marca pessoal relevante.

Por mais que os portfólios sejam recursos muito usados por profissionais de outras áreas (design, fotografia e todas as relacionadas à criação), a TI vem requisitando essa ferramenta de divulgação. Esse recurso é fundamental, principalmente, para quem está dando os primeiros passos da carreira em tecnologia.

#2 Mostre que conhece e quer saber mais sobre TI

Você seguiu a primeira dica. Agora, imagine que uma empresa fez contato com você via rede social. Por mais inocente que pareça, essa primeira troca de informações pode lhe colocar dentro ou fora do radar da companhia.

Por isso, você precisa sempre mostrar conhecimento, sem ficar com aquela sensação de que esqueceu de comentar sobre algum assunto importante.

Afinal, ter a teoria na ponta da língua é o caminho de uma prática embasada!

Então, não perca a oportunidade de mostrar seu conhecimento e de buscar saber mais sobre sua área de atuação dentro da TI. Vale, inclusive, postar conteúdos e repercutir notícias relevantes, além de ressaltar suas conquistas profissionais tanto no portfólio quanto nas redes.

#3 Tenha metas claras e alinhadas ao mercado

Qual o seu objetivo?

Essa é a pergunta da resposta de ouro. Ter um foco já é, por si só, caminhar para o sucesso e o destaque profissional. Ainda mais quando 2018 já mostrou que continuará sendo um ano desafiador. Por isso, traçar metas claras pode fazer a diferença no seu crescimento de carreira.

Se você quer integrar um High Performance Team, precisa se antecipar às tendências de mercado e aprender mais sobre elas. Essa deve ser sua grande meta, já que a TI vem mudando constantemente. Assim, as empresas passarão a enxergar você como uma referência e uma peça importante na composição de um time de sucesso.

#4 Experimente algo novo, inove!

Experimentar algo novo é sair de dentro da caixa, procurar novas experiências e áreas. É ir além do que se é determinado, tentar uma nova maneira de fazer algo, chegar a uma ideia, pensamento ou experiência que ninguém nunca fez.

E para ser capaz de ter pensamentos disruptivos é necessário ser criativo. Dessa forma será mais fácil sair da caixa e fazer diferente dos outros.

Qualquer semelhança entre inovar e ser criativo não é mera coincidência. Por isso bons conteúdos e boas ideias dependem dessa capacidade de pensar diferente da maioria. Ser esse profissional é um desafio que pode se tornar ultrapassado se você estiver constantemente em busca de entregar algo a mais.

Sempre inovar parece impossível, não é mesmo?

Mas você já ouviu dizer que a criatividade é fruto de esforço, foco e disciplina? Pois então, agora que você sabe desvendar esse mecanismo pode agir ativa e positivamente para o desenvolvimento da sua força criativa.

Diferentemente do que muitos dizem por aí, criatividade não tem somente a ver com o caos, com a bagunça e a falta de organização. Então, não se perca em meio a informações desencontradas. Tenha foco!

#5 Conheça a concorrência

Não permita que haja no mercado alguém que faça o mesmo que você. Mas tenha calma. Antes de achar que o problema está nos outros, seja diferente!

Para isso, analise perfis semelhantes ao seu. Profissionais que pertencem a um high performance team fazem isso a todo momento. Eles devem inspirar você a nunca permanecer na zona de conforto, mantendo o foco sempre no seu próprio crescimento de carreira.

#6 Crie e ofereça bons conteúdos

Ao encarar suas redes sociais, blog ou site como um grande currículo, tenha cuidado em relação aos conteúdos que oferece. Procure engajar as pessoas de modo que elas consigam ver o grande profissional que você é, ao mesmo tempo em que percebam o humano que está atrás da máquina.

E, principalmente, não se esconda nem tenha medo ou vergonha de mostrar o que faz de melhor. As pessoas precisam saber disso!

#7 Gere a sua grande oportunidade

É sempre mais fácil pensar na oportunidade como um cavalo encilhado que passa por você. Bastaria estar preparado para a montaria. Mas, na verdade, é o profissional quem constrói o caminho para que exista o encontro com uma grande chance de crescimento de carreira.

Estar presente em todos os canais possíveis, para que as oportunidades possam ser maiores, é algo que você deve buscar assim que terminar de ler esse texto. Isso significa, criar o portfólio já mencionado aqui e estar presente em outros espaços, como fóruns de discussões de TI.

Alguns fóruns importantes:

·      IMasters

·      ITnerante

·      Dominando TI

#8 Acima de tudo isso, encontre o seu lugar

Cansou de fazer tudo isso com base na sua força de vontade?

Saiba que existem empresas que pensam no profissional e colocam como objetivo de negócio desenvolver grandes carreiras. Fica difícil acreditar que isso existe quando você teve experiências em corporações grandes, mas que tratam o colaborador de forma mediana.

Procure estar em uma que tenha um high performance team. Você pode aprender muito mais na presença de profissionais que são referência. Esse time de alta performance é visto ministrando workshops e palestras. O que você não sabe é que, muitas vezes, a própria empresa os instiga e ajuda a protagonizar esse tipo de evento.

Acima de tudo, identifique corporações que sejam investidoras no crescimento de carreira de seus profissionais. E, para completar, você se tornará referência e inspiração para outros colaboradores e profissionais da área.

Back To Top
Buscar