Skip to content

5 tendências de tecnologia que o varejo precisa acompanhar

Seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, a tecnologia está presente de maneira constante e recorrente. Ela existe para facilitar a comunicação e tornar atividades mais ágeis e produtivas em um mundo cada vez mais rápido e conectado. Por isso, empresas devem acompanhar as tendências de tecnologia do mercado para se manterem competitivas.

Com o varejo e, principalmente, o e-commerce, não é diferente. Diversas inovações e programas já disponíveis para companhias favorecem boas práticas de negócio e transformam para melhor a rotina de trabalho e a atração do consumidor.

Confira no post que separamos para você 5 tendências de tecnologia do varejo para ficar de olho!

Internet das Coisas

Os objetos começam a se conectar à internet assim como as pessoas. Com a Internet das Coisas (ou IoT, para Internet of Things, em inglês) eletrodomésticos, carros e acessórios criam uma identidade na rede e podem, com isso, se comunicar e transmitir uma série de informações sobre seu estado.

Com esse oceano gigantesco de dados, provenientes dos mais distintos dispositivos que usamos em nosso cotidiano, surgem inúmeras oportunidades para empresas. Dados produzidos a partir da interação pessoa-objeto podem ajudar a elaborar e até prever o comportamento de clientes, colaborando para o planejamento estratégico da organização.

Mobilidade Data Driven

Assim como na IoT, o comércio para dispositivos móveis também irá se basear cada vez mais na coleta e cruzamento de dados para entregar experiências mais customizadas para os consumidores. Com isso, a onda de pagamentos móveis tende a crescer, tornando o m-commerce um ambiente muito favorável para as vendas.

A presença maciça de aplicativos, de linguagem facilitada e de uso mais intuitivo, corrobora essa tendência. Desenvolver um app dedicado para sua empresa pode ser um grande diferencial no mercado, dando mais visibilidade à sua marca.

Integração de plataformas

As pessoas se conectam à internet e interagem entre si hoje por meio de smartphones, tablets, computadores, TVs e até videogames. Com essa profusão de diferentes plataformas em constante conversa, nada mais produtivo do que integrá-las e tornar a comunicação mais fácil.

A mistura entre apps, redes sociais e o e-commerce é um prato cheio para que varejistas se aproveitem desse espaço tão familiar ao consumidor para aumentarem sua visibilidade e até fidelizarem clientes.

Realidade virtual

Já pensou poder testar um produto em realidade aumentada antes de comprá-lo ou visitar remotamente uma loja ou supermercado de sua preferência? Com certeza essas cenas parecem ter saído de algum filme de ficção científica, mas que, na verdade, já estão muito próximas da realidade.

Dezenas de dispositivos de Realidade Virtual (RV) estão com lançamentos aguardados para os próximos anos. Para o varejo, isso significa a possibilidade de oferecer experiências de consumo mais envolventes para as pessoas e a oportunidade de lançar campanhas de promoção de marca muito mais interessantes.

Tecnologia Beacon

Essa é uma das tendências mais vantajosas para o varejo. Ao instalar a tecnologia Beacon em sua loja física, você consegue medir o fluxo de movimentação de clientes dentro de seu espaço. Com isso, tem-se informações a respeito de quais lugares as pessoas permanecem mais e por quanto tempo.

As vantagens de ter esse controle são muitos. É possível direcionar propagandas com base no histórico de interesse de cada cliente e oferecer promoções com mais significado. Além disso, facilita as estratégias de marketing, pois, ao saber como as pessoas se movimentam na loja, fica mais simples definir locais para campanhas e redesenhar o layout do estabelecimento.

De fato, o varejo tem muito a ganhar com o avanço da tecnologia e da alta conectividade do mundo contemporâneo. Empresários e empreendedores têm que estar sempre atentos às novidades para poderem se destacar no mercado e vencer a concorrência.

Quer ficar por dentro de todas as tendências de tecnologia para o varejo e sobre outros fascinantes assuntos de inovação e soluções de negócios? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar