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transição de modelo de negócio

5 dicas para passar por uma transição de modelo de negócio

Como fazer uma transição de modelo de negócio bem sucedida com tantos obstáculos no mercado? O modelo de negócio que se escolhe para a empresa determina a forma como as operações vão se desenrolar. E todo gestor consciente reconhece que a estrutura escolhida direciona a empresa de uma forma que não se pode mais voltar atrás.

Por esse motivo, quando se nota que é necessário promover mudanças para atender movimentações de mercado, conjunturas econômicas, ou mesmo novas demandas, é preciso realizar uma transição de modelo de negócio, sendo capaz de satisfazer os novos objetivos.

Mas a transição de modelo de negócio não é algo muito simples, afinal, reflete significativamente na identidade da empresa. Por isso, acompanhe os próximos tópicos e saiba como implementar uma transição de modelo de negócio de forma adequada!

1. Faça uma pesquisa de mercado, primeiro passo para transição de modelo de negócio bem sucedida.

Para melhor atender o público-alvo, as empresas devem contar com informações relevantes sobre sua área de atuação, o nicho do qual fazem parte e a concorrência.

A pesquisa de mercado corresponde à definição do ofensor e dos objetivos do estudo, deve levar em conta os critérios da pesquisa de campo, coleta de dados, análise das informações e apresentação dos resultados à gestão.

É preciso, também, decidir sobre qual será o tipo de pesquisa (observação, levantamento, experimental etc) e quais instrumentos (perguntas ou equipamentos) aplicar.

É preciso identificar os fatores-chave que ensejam no sucesso, as tendências, riscos e oportunidades, pois, desse modo, é possível promover uma transição de modelo de negócio mais assertiva.

2. Ter um plano de ação bem estruturado

O plano de ação é uma ferramenta crucial na hora de alcançar os propósitos das organizações e um grande aliado quando se pensa em implementar a transição de modelo de negócio.

Isso acontece porque o plano de ação deve prever diferentes cenários para ser aplicado na ocorrência de algum desvio. Ou seja, o plano de ação deve ir muito além da ideia de desenvolver um documento por obrigação.

Afinal, é preciso levar em consideração diferentes situações e ofensores que podem se impor e estudar maneiras de suplantá-los, estruturando, assim, um modelo de negócios que seja, de fato, eficiente.

3. Não imitar modelos de empresas em ascensão

Ainda que, atualmente, existam modelos de sucesso tentadores de empresas de sucesso, o ideal é se inspirar nas ideias não copiá-las integralmente.

Usar uma ideia como inspiração é algo totalmente aceitável e natural. Ou seja, ao identificar um modelo de negócio de uma empresa em franco crescimento, tal formato deve servir de ponto de partida para aquilo que se deseja desenvolver, e não como um molde para uma cópia.

4. Implementar tecnologias suficientes

É impossível ignorar o fato que a tecnologia é a grande propulsora das inovações percebidas no mundo, e é partir dela que os modelos de negócio e a forma como as pessoas lidam com produtos e serviços está evoluindo.

Em um ambiente que já conta com carros inteligentes, internet das coisas, real time, mobilidade e outras tendências arrojadas, as empresas devem ser capazes de realizar uma transição de modelo de negócio que viabilize que essas tendências se desenvolvam sem impedimentos.

5. Não se acomodar

Quando se percebe que algo tem que mudar, os esforços devem ser concentrados e orientados em prol das modificações necessárias. Todavia, não se deve descuidar para outras demandas que possam surgir ao longo do caminho.

Isto é, inovar uma única vez não é o suficiente, mas sim ser um processo contínuo.

Agora que já sabe como lidar com uma transição de modelo de negócio, que tal nos seguir nas redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn)? Assim você se mantém atualizado sobre as novidades que postamos regularmente!

Comece AGORA!

Agora que você tem 5 dicas valiosas, ponha em prática.

O maior desafio dos empreendedores é não acompanhar as mudanças do mercado e nem pensarem em se atualizar. Você precisa escolher a  melhor abordagem para entender e se comunicar melhor com os seus clientes, a fim de se tornar bem sucedido. Pense em todas as oportunidades de negócio, para desenvolver, gerenciar e que vão possibilitar entregar os melhores produtos e serviços efetivamente. Não esqueça do recurso intelectual, você tem as pessoas certas para seu negócio? Você terá que buscar habilidades e conhecimentos para apoiar a visão e os produtos/serviços oferecido, somados à processos, controles e tecnologias digitais para a sua transição de modelo de negócio seja um sucesso!

Quer ajuda?

As vezes tudo que você precisa é de profissionais qualificados. Quando não se tem a habilidade necessária para desenvolver a tecnologia, por exemplo, quando existe uma boa ideia, mas não se tem expertise para desenvolver o produto, a metodologia da FCamara de High Performance Teampode ser a solução. Não está convencido? Confira este post sobre o assunto e tire suas dúvidas!

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